Dicas para apostar no delivery e amenizar os impactos causados pelo isolamento social

Se tem um setor que cresceu muito nessa época de quarentena compulsória foi o de delivery. O isolamento social como barreira de enfrentamento ao novo coronavírus fez com que empresas apostassem neste serviço como forma de dar saída as suas mercadorias.

Seja por aplicativo ou por entregadores independentes de pequenos comércios contratados a fim de proporcionar o serviço e não perder a clientela, o fato é que o delivery oferece um pouco mais de segurança para as pessoas e diminui a necessidade de se deslocar até supermercados, lojas de departamento, farmácias e restaurantes.

Para quem já disponibilizava o serviço foi necessário o aprimoramento. Diminuição do tempo de espera, entrega segura e protocolos de higiene tiveram de ser reforçados. Já aqueles que precisaram implementar o delivery, a adaptação está sendo gradativa.

Nesse sentido, além do investimento em estoque, já que a demanda subiu, e entregadores, as pequenas empresas tiveram que se desdobrar em gerenciamento. Colocar o delivery em “pleno funcionamento” fez valer aquela premissa que sempre tratamos no acompanhamento de nossos clientes: o planejamento.

Para isso, separamos algumas dicas de planejamento para você que quer apostar no delivery e dar saída para seus produtos:

  • Planeje seu investimento. Ponha na ponta do lápis o quanto vai precisar desembolsar para colocar o delivery em funcionamento e o retorno financeiro que o serviço trará;
  • Catalogue os seus clientes e suas preferências;
  • Elabore metas semanais de entrega, começando pela região onde o seu negócio está localizado. É interessante avançar para outros pontos da cidade após as metas de entregas mais próximas terem alcançado sucesso;
  • Use as redes sociais para divulgação segmentada, começando por bairros próximos ao seu negócio;
  • Monte campanhas em outras redes sociais que enviem os seus contatos captados diretamente para o seu WhatsApp, facilitando o fechamento do pedido;
  • Garanta a segurança dos alimentos. Isso aumentará a chance de recompra;
  • Torne frequente as campanhas nas suas redes sociais. Será mais fácil que as pessoas lembrem da sua marca e produtos;
  • Avalie os resultados.